O
título desse texto é igual ao do livro do filósofo sul coreano Byung-Chul Han,
que chama a atenção para uma sociedade contemporânea baseada na positividade e
hipervisibilidade. O livro é pequeno, mas de um conteúdo impressionante. Um
verdadeiro raio X dos reflexos de uma mudança, ainda bastante imprevisível, de
uma sociedade que transmuta da disciplina para o desempenho.
Han alerta que estamos em uma sociedade que
caracteriza-se pelo desaparecimento da alteridade e da estranheza. O estranho
cede lugar ao exótico onde, por exemplo, os imigrantes são consideramos mais um
peso do que uma ameaça. Vivemos uma violência da positividade, ou seja, a
negatividade, a contestação perde espaço para uma transparência que muito mais
vigia do que liberta. Vivemos tempos de superprodução, superdesempenho e
supercomunicação... e não estamos dando conta disso!
A
sociedade disciplinar de Foucault foi substituída pela sociedade do desempenho
e produção. As pessoas são empresárias de si mesmas, mesmo trabalhando em fábricas,
etc. A busca incessante pelo melhor desempenho pode garantir melhores posições,
mesmo que isso custe, inclusive, a saúde mental. Para Han, a sociedade disciplinar
era regida pela negatividade, pela proibição, coerção. A sociedade do desempenho
se distancia dessa negatividade: o poder
ilimitado, o “yes, we can” expressa o
caráter da positividade. “No lugar da proibição, mandamento ou lei, entram o
projeto, iniciativa e motivação. A sociedade disciplinar ainda está dominada
pelo não. Sua negatividade gera loucos e delinquentes. A sociedade do
desempenho, ao contrário, produz depressivos e fracassados”, diz Han.
Esse
excesso de positividade também se configura em excessos de estímulos,
informações e impulsos. A multitarefa não representa nenhum avanço
civilizatório, muito pelo contrário, há uma preocupação maior em sobreviver
(muito se aproxima de instintos selvagens) e perde-se o poder contemplativo, a
tolerância ao tédio – visto de forma importante para o processo criativo. Ao
citar Hannah Arendt, o autor compara a figura do animal laborans – animal trabalhador – moderno, ao animal laborans pós-moderno que
individualiza-se na sociedade do desempenho. Ele pode ser tudo, menos passivo. É
hiperneurótico e hiperativo.
Para
o filósofo sul coreano é pura ilusão acreditar que quanto mais ativos somos,
mais livres nos tornamos, “a sociedade do cansaço, enquanto sociedade ativa,
desdobra-se lentamente numa sociedade de doping”.
Esse cansaço da sociedade do desempenho é um cansaço solitário que
individualiza e isola.
É
importante pensar em tudo isso muito seriamente, as palavras de Byung-Chum Han
saem do campo epistemológico e sentimos na prática, nesse cotidiano voltado
para o desempenho. Como o autor bem diz, “o excesso de elevação do desempenho
leva a um enfarto da alma”.... sim, para a OMS, por exemplo, são mais de 300
milhões de pessoas com depressão no mundo. Não se pode mais fechar os olhos
para isso.
Chegamos
ao ponto de materializar as palavras do escritor Peter Handke.... “eu não estou
cansado de ti, mas cansado pra ti”. Viver não está sendo fácil!