terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dados fantásticos sobre o rádio

Ao se estudar o rádio como meio de comunicação de massas, depara-se com um veículo que tem um alcance impressionante. Desde a sua implantação no Brasil, por exemplo, na década de vinte do século passado, o rádio passou por profundas transformações sejam elas estruturais ou ideológicas, mas a sua importância como meio informativo é relevante na medida em que, o acesso ao rádio, principalmente, em um país com dimensões continentais como o Brasil é muito maior do que a televisão.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam no censo de 2001 que 88% dos lares brasileiros possuem aparelho de rádio, um crescimento de 3,65% em relação ao censo de 92. Os números mostram que a penetração do rádio na sociedade é algo que a televisão não conseguiu acabar. Principalmente no meio rural, o rádio está presente de forma intensa no cotidiano das pessoas. O meio de comunicação vai além das suas funções de entreter e informar, em muitas localidades o rádio é o único meio de comunicação da comunidade. O IBGE diagnosticou este fato: entre 1992 e 1999 cerca de 38,5 milhões de domicílios tinham aparelhos de rádio e justamente na zona rural o rádio é mais ouvido.

Juliana

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