quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O rádio digital

Todo mundo só fala em TV digital mas, a tecnologia do rádio digital já chegou ao Brasil. Veja que texto interessante sobre o assunto:

O Brasil é o quarto país do mundo a adotar rádio digital. Nossas principais emissoras já transmitem assim, mas nossos aparelhos ainda são analógicos. Quando forem digitais, poderão receber textos e imagens.No mês passado o rádio completou 83 anos no Brasil. Apesar de não ser uma data fechada, marcou o início de uma nova e significativa etapa no País: a transmissão digital.
As principais emissoras brasileiras já começaram a transmitir a programação com a tecnologia, proporcionando um ganho considerável na qualidade do áudio. Em termos concretos, você pode escutar rádio AM com qualidade de FM e ouvir as músicas FM com qualidade de CD.
No entanto, para usufruir da regalia, é preciso ter um aparelho habilitado para receber os sinais transmitidos digitalmente, diferente do sinal analógico utilizado hoje em dia pelos aparelhos de som. Como prega a lei do mercado, o preço ainda é bem alto por ser novidade, mas já se apresenta como uma alternativa viável em médio prazo. De acordo com a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp), em dez anos toda a malha radiofônica do Brasil será digital. Com a recepção analógica dos radinhos de hoje, o usuário não percebe mudança na qualidade do som.
O padrão escolhido pelo governo brasileiro é o americano :In Band On Channel” (Iboc, na sigla em inglês), abrindo mão da opção européia de “Digital Radio Mondiale” (DRM). A diferença é que o sistema europeu não permite a transmissão simultânea da programação em analógico e digital, ou seja, deixaria todo mundo fora do ar. O Brasil é o quarto país do mundo a adotar rádio digital, atrás dos Estados Unidos, Canadá e México.
Vantagem não é apenas a qualidade do som. Além de ouvir estações de rádio com qualidade de CD, o sistema digital possui outras vantagens bem interessantes ao ouvinte. A primeira é que não há interferência, tão comum em rádios AM. Um liquidificador ou o motor do carro podem causar interferência na transmissão analógica, por exemplo. Outra vantagem é a convergência de mídias, já que o aparelho de rádio digital pode receber textos e imagens.
Nos Estados Unidos, onde o serviço está mais consolidado – e é pago – o ouvinte recebe informações sobre o clima e o trânsito, com direito a mapas e imagens. No Brasil, durante o período de testes, tudo será gratuito.

Por Paulo Rebêlo

Um comentário:

Ana Carolina Lima Santos [outra Carol] disse...

Juliana,

Acho que não nos conhecemos pessoalmente, mas gostaria de falar contigo sobre a possibilidade de disponibilização de um material de rádio que imagino que você tenha. Por favor, entre em contato comigo para que possamos conversar melhor sobre isso: outracarol@gmail.com. Obrigada.

Carol.