terça-feira, 18 de novembro de 2008

Primeiras transmissões do rádio em Sergipe

A oficial criação do rádio, em Sergipe, aconteceu no dia 07 de fevereiro de 1939, por meio do Interventor Federal, Eronildes Carvalho, através do Decreto-Lei Nº 171, publicado no Diário Oficial, em 08 de fevereiro do mesmo ano. O Decreto criava o Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda - o DEIP. Como garantia do funcionamento do DEIP foi criada também a rádio Aperipê de Sergipe ZYD2. A rádio tinha por função divulgar as notícias oficiais, e fomentar a produção de programas culturais.

A priori, a divulgação do informativo oficial era realizado através de auto-falantes instalados no prédio do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Eram os primeiros indícios de comunicação sem fio realizados no Estado e, após um tempo, espalhou por vários pontos da Aracaju funcionando como uma emissora de rádio. Em 30 de junho de 1939, o Presidente da República, Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei Nº 4328, concedeu a permissão ao governo do Estado para que se implantasse a estação de Radiodifusão de Sergipe.

A permissão foi complementada pela portaria Nº 276, do Ministério da Viação e Obras Públicas, aprovando as plantas para o estúdio e o transmissor. A primeira transmissão da rádio partiu de um barracão improvisado, nos fundos do Palácio do Governo, onde a rádio foi, inicialmente, implantada. Certo tempo depois, a rádio foi transferida para o prédio do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, onde as instalações eram mais confortáveis e o transmissor foi instalado na Av. Maranhão, no bairro Siqueira Campos.

Em 1944, durante a gestão do Interventor Augusto Maynard Gomes, a rádio Aperipê passou a ser chamada de Rádio Difusora de Sergipe e foi transferida para o prédio anexo do Palácio Serigy com um auditório, onde surgiram grandes locutores, músicos e produtores. A rádio era identificada pelo prefixo PRJ6.

Por Ana Paula Medeiros

Um comentário:

Adailton Andrade disse...

Muito bom seu blog, amae , boas informações, vamos trocar figurinhas. visite o meu :
http://fontesdahistoriadesergipe.blogspot.com/

parabens !